top of page

Relações que nutrem: comece por você

Atualizado: 22 de dez. de 2025

Boas relações contribuem para nossa saúde emocional, oferecem senso de segurança e possibilitam crescimento, elementos como respeito, confiança, atenção, autonomia e liberdade são essenciais e mesmo quando surgem conflitos, o esforço mútuo para resolvê-los é o que permite aprender e evoluir juntos. No entanto, não é segredo que nos comunicarmos, lidar com diferenças e escutar verdadeiramente uns aos outros ainda é um desafio, muitas vezes, o que gera estresse e sofrimento emocional está ligado às relações, familiares, românticas, de trabalho ou sociais. As experiências difíceis deixam marcas, tanto em nós quanto nos outros.


E, mesmo assim, seguimos nos relacionando. Isso é um imperativo da vida, tão autoritária ela! É possível desenvolver relações que nutrem, que sejam pontes de aprendizado, trocas benéficas e crescimento, mesmo diante das dificuldades. Podemos aprender a desaprender dinâmicas de poder e violência, cultivando conversas conscientes e respeitosas.


Por onde começar? Pelo vínculo mais importante: a relação que você tem consigo mesmo, muitas vezes somos críticos, exigentes e injustos conosco, e é assim que mantemos padrões de desrespeito que se repetem em nossas relações.


Meu convite é simples: antes de tentar transformar todas as suas relações, olhe para dentro com gentileza, desenvolva uma relação de cuidado consigo mesmo, em que você se nutre, se reconhece, se aceita e aprende com os próprios erros, sem julgamentos. Uma relação segura, em que você sabe que pode ser uma boa companhia para si.


Quando cultivamos com nós mesmos uma atitude acolhedora, conseguimos perceber e comunicar nossos limites e necessidades, criando fronteiras mais saudáveis com o mundo. Isso não nos torna imunes a conflitos, mas nos ajuda a enfrentá-los com mais consciência e autonomia. Relações desafiadoras continuarão surgindo, mas ao desenvolvermos uma relação de respeito com nós mesmos consolidamos na psique e no corpo a nossa forma de estar em relação.





 
 
bottom of page